Vacinação de cães e gatos: esclarecemos 4 dúvidas frequentes

Vacinas em dia previnem o surgimento de doenças e podem prolongar a vida do seu pet

O cuidado com a saúde dos pets é tão importante quanto a dos seres humanos, por isso é importante manter a vacinação de cães e gatos em dia. Por meio dela seu pet fica protegido de doenças infecciosas e contagiosas que podem até ser fatais. As zoonoses (doenças que podem ser transmitidas para humanos), também são prevenidas com a vacinação.

A melhor forma de retribuir todo o carinho recebido do seu pet é demonstrando preocupação com a saúde e bem-estar do animalzinho. Afinal, um pet saudável tem uma vida prolongada e fica mais tempo em nossa companhia.

A vacinação de cães e gatos é importante para que o organismo dos animais se tornem capazes de produzir anticorpos de maneira mais eficaz para combater vírus e bactérias que são prejudiciais à saúde.

O sistema de defesa mantém por um tempo a habilidade de produzir rapidamente os anticorpos, entretanto, esta habilidade perde a eficácia em um determinado período de tempo, havendo a necessidade de uma nova dose da vacina.

Quais são as vacinas indicadas para o meu cão?

As essenciais são a Polivalente e a Antirrábica. A Polivalente protege contra diversas doenças importantes, como por exemplo a Parvovirose, Cinomose e Leptospirose. A vacina  Antirrábica é a vacina que protege contra a raiva. Além dessas temos as vacinas contra Gripe Canina, Giardia, Leishmaniose.

E meu gato? Deve ser vacinado?

Sim. Os gatos também precisam ser protegidos contra doenças virais e contra a raiva. As vacinas indicadas são a Polivalente e a antirrábica também. Os gatinhos que têm vida livre possuem maior predisposição a ter doenças, mas ficar em casa não impede a contaminação. Alguns problemas comuns em gatos: Panleucopenia, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva.

O veterinário disse que a vacina importada é melhor do que a nacional, qual a diferença?

O grande problema está no armazenamento e momento da aplicação. As vacinas importadas só podem ser vendidas para médicos veterinários (consultórios, clínicas e hospitais), que estão preparados para armazenar e aplicar a vacina de maneira correta. As vacinas nacionais são vendidas para qualquer estabelecimento agropecuário e, muitas vezes aplicadas por pessoas sem a formação veterinária causando prejuízo na qualidade da vacina.

Eu mesmo posso vacinar meu pet?

Não. É muito importante ter a certeza que seu animal está bem de saúde e nas condições de receber a vacina e somente o Médico Veterinário está habilitado para atestar isso. Vacina aplicada em animais não saudáveis pode ser prejudicial ao pet. Por isso sempre procure um Médico Veterinário confiável para deixar seu pet seguro e protegido.

A Baruff Veterinária oferece os serviços de clínico geral, consulta especializada em neurologia animal, exames de sangue, de imagem e claro, vacinação de cães e gatos. Nossa maior preocupação é com a saúde e bem-estar dos pets!

× Fale Conosco