Tudo o que você precisa saber sobre castração de cães e gatos

Se você tem um pet em casa, já recomendaram para você a castração dele.
Mas você sabe a importância dessa cirurgia?

Vamos falar um pouco sobre a OSH (Castração de femeas) e a Orquiectomia (castração de machos). Quem responde as principais dúvidas é a Médica Veterinária, Dra. Cássia Carvalho. 

Começando com a principal questão, os cães e gatos devem ser castrados?

Sim, é bem importante realizar a castração, quando não há a intenção de ter filhotes. É o método mais seguro de prevenir gravidez indesejadas. 

Além disso, nas fêmeas, a castração reduz significativamente a chance de ter câncer de mama e infecções uterinas, que são doenças bem comuns em cadelas não castradas. 

E quanto aos machos, diminui a chance de desenvolverem doenças de próstata, além de diminuir a marcação de território, que são aqueles inúmeros xixis que eles fazem pela casa. 

Existem aquelas vacinas que previnem o cio e não deixam engravidarem, são seguras para as fêmeas?

Não. Essas “vacinas” anti-cio são extremamente perigosas, aumentam muito a chance de câncer de mama, piometra (infecção no útero) e outras doenças graves.
Se quer evitar gravidez em gatas e cadelinhas, a castração é o método mais seguro. 

Qual a melhor idade para castrar?

Isso depende bastante. Se a intenção é nunca ter filhote, recomendamos castrar as fêmeas um pouco antes do primeiro cio, ou no primeiro aninho de vida. Nós da Clinica Veterinária Baruff recomendamos fazer a castração acima dos 9-10 meses de vida, nos machos e fêmeas. 

Caso seu animal seja adulto, é importante avaliar caso a caso, alguns animais será recomendada a castração, mesmo em idades mais avançadas. 

E qual anestesia é melhor ou mais segura? 

A anestesia mais segura é aquela feita pelo médico veterinário anestesista! É muito importante que a castração seja feita em um ambiente cirúrgico com um profissional cirurgião e um profissional anestesista. Isso garante a segurança e a tranquilidade no procedimento.

Apesar de ser seguro, vale lembrar que a castração é a retirada do órgão reprodutor, e exige carinho e cuidado!

Por isso é muito importante escolher um local que seja credenciado pelo CRMV-PR. Por se tratar de cirurgia, não pode ser realizada em consultório ou ambulatórios. 

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta que responderemos!

Quem ama, castra!
Cássia R. P. Carvalho
Médica Veterinária
CRMV-PR 08866

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco