Saúde mental

Neurologia Animal 

Poucas pessoas sabem, mas os animais também podem apresentar problemas neurológicos. Primeiramente, é importante entender a diferença entre o Sistema Nervoso Central (SNC) do Sistema Nervoso Periférico (SNP).

Todas as alterações de origem encefálica (convulsões, alterações de comportamento, nistagmo vertical, etc) e de origem medular (ataxia, déficit de propriocepção, plegia, paresia, etc), compreendem uma patologia que se refere ao SNC.

Sinais e sintomas como, paralisia flácida, atrofia muscular severa, disfagia, disfonia, entre outros, são mais característicos com patologias do SNP.

Um exame clínico neurológico feito com eficiência é fundamental para identificar e classificar a origem e localização da lesão.

Essa é a principal importância de consultar uma veterinária especializada. A correta localização da lesão é essencial para um diagnóstico, seguido de um tratamento eficiente.

A Dra. Cássia Carvalho é formada em Medicina Veterinária pelo PUC (2009) e Neurologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus (2017). Atuou em diversas clínicas e hospitais veterinários até se tornar sócia-proprietária da Baruff Veterinária & Pet Shop.

× Fale Conosco