Cuidados essenciais com pets idosos

Você sabia que muita coisa muda, quando os animais chegam na fase idosa?

Assim como os humanos, nossos velhinhos precisam receber uma atenção diferente nessa fase. Seguem alguns cuidados essenciais, para aqueles pets que já passaram dos 10 aninhos:

  • A visita no veterinário deve ser regular, no mínimo a cada 3-6 meses, para a preservação da saúde e para fazer diagnósticos precoces. 
  • Eles são mais sensíveis a mudanças de temperatura, por isso mantenha ele em locais fechados e quentinhos. 
  • É importante cuidar com a mobilidade do pet, ele terá mais dificuldade em andar no piso escorregadio e subir e descer escadas. Colocar uma rampinha que ajude ele a subir na cama ou sofá, ou prepare uma cama bem quentinha e fofa no chão. Fazer uso de tapetes emborrachados, ajudam eles a não sentir dor ao andar. 
  • Cuidado com as medicações! Use somente o essencial e o que for receitado pelo Médico Veterinário. 
  • A alimentação deve ter uma atenção especial. Muitas vezes eles tem dificuldade para mastigar e engolir. Oferecer alimentos próprio da fase idosa e elevar o potinho de comida e água, auxiliam no bem estar deles.
  • É possível que ele mude um pouco o comportamento, devido a diminuição dos sentidos (olfato, visão e audição). Observe ele de perto e de muito carinho, caso note alguma mudança, converse com o veterinário.
  • Não deixe de passear com ele, ou de estimular algumas brincadeiras. É importante vocês terem momentos juntos e alegres. 

Todos iremos envelhecer, é o que se espera. Mas podemos sempre melhorar o conforto e a qualidade de vida dos nossos bichinhos. 

Tem um animal velhinho em casa?
Converse com a nossa Médica Veterinária Dra Cássia Carvalho para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco